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Agrupamento de Escolas de Castelo
de Vide é uma Eco-Escola
Luís Meira e Ana
Cerdeira
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide
A compreensão da necessidade de implementar políticas ambientalmente
responsáveis deve começar na escola, pois apenas esta pode
relacionar, de forma isenta, fatores como sustentabilidade e
economia, necessidades e consequências, impactos ambientais e custos
dos processos.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide
implementou o programa Eco-Escolas no ano letivo 2012-2013,
incorporando no seu Projeto de Escola o desenvolvimento de uma
consciência ambiental que se pretende transcenda os conceitos
básicos de preservação, cujo programa foi dinamizado pelos
professores das disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais.
Na execução do referido programa pretendeu-se a responsabilização
dos alunos na compreensão dos processos, procurando-se as causas que
determinaram a necessidade de implementação das medidas, com a
observação dos custos da sua introdução no nosso dia a dia e as
consequências reais da sua não aplicação.
Assim sendo, iniciou-se o processo com uma auditoria ambiental na
escola, que identificou as áreas mais carenciadas, donde se concluiu
que havia necessidade de intervenção ao nível do consumo de água,
gestão energética e políticas ambientais. Para isso, os alunos do 8º
ano analisaram, por exemplo, faturas de eletricidade da escola,
referentes ao ano de 2012, cuja observação permitiu um melhor
entendimento do consumo escolar anual de eletricidade.
Explicitou-se terminologia específica, como “Ponta”,
“Cheias”, “Vazio Normal” e “Super Vazio” e foram elaborados gráficos
mensais de consumo para observação da variação ao longo do ano. No
3º período, os alunos foram envolvidos de uma forma mais direta,
contribuindo para a identificação das principais causas de consumo
elevado, com apresentação de sugestões para diminuição dos
respetivos níveis.
Neste âmbito, iniciou-se também uma parceria com a empresa local
UNICER, visando a observação direta da aplicação de boas práticas
ambientais num processo industrial, o que permitiu, por outro lado,
consciencializar os alunos que o trabalho empresarial responsável
acarreta custos para o consumidor, embora muitas vezes seja o
cidadão comum,
que se diz preocupado com a preservação ambiental, o primeiro a
escolher o produto mais barato, que geralmente é obtido por
processos menos cuidados em termos de práticas ambientais.
A UNICER disponibilizou ainda um depósito que será utilizado na
recolha de água pluvial e no corrente ano letivo será iniciada a
horta escolar, com aproveitamento dessa água, bem como a observação
do processo de compostagem de resíduos orgânicos.
Já no início deste ano letivo, a escola recebeu o certificado que
lhe atribui o título de Eco-Escola, pelo trabalho desenvolvido em
benefício do ambiente e sustentabilidade, com entrega do galardão
Eco-Escolas 2013, a bandeira verde.
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