PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

Ora então, Feliz Natal!

Feliz Natal cheio de sonhos feitos realidade, de desejos concretizados, de dúvidas desfeitas. Feliz Natal cheio de confiança, de letras improváveis, de poesias sem rima, de realidades sem limites.

Feliz Natal com a PROFFORMA também. Com a partilha que desejamos, sempre, feita de cumplicidades efetivas, de desejos de melhoria real e de promoção de muitos sucessos. É isso que a PROFFORMA se propõe, navegando no oceano educativo que, tantas e tantas vezes (talvez demais) é ameaçado por seres submersos que ameaçam a realização do sonho e atraiçoam chegadas a praias de concretizações de aprendizagens efetivas…

Este número da PROFFORMA, o primeiro do final de ano civil de 2015, o último do ano civil de 2015, é um paradoxo de vontade e dificuldade. Sim, não é fácil continuarmos a colocar uma montanha de pensamentos, de concretizações e experiências, online trimestralmente. Mas sim , também não daremos lugar à desistência e à desilusão porque sabemos, cum saber de experiência feito, que mais vale acender uma vela do que maldizer a escuridão… E talvez por o tempo ser de Natal, sentimos que somos responsáveis por muitas velas que têm iluminado alguma penumbra, (não sejamos pessimistas…), que tem coberto a Educação em Portugal. Novas ideias, reflexões pessoais, desabafos e partilhas, divulgação de experiências (sejam elas de sucesso ou desalento) têm lugar na nossa Revista e, perdoem-nos alguma vaidade, a PROFFORMA ganhou um espaço próprio e  de referência. Ganhamos novo alento cada vez que nos procuram para referirem algum texto, para proporem alguma reflexão. Temos crescido com a colaboração de todos e assim queremos continuar, tendo a certeza, feita de conhecimento efetivo, que apenas em práticas colaborativas se pode ajudar a realizar a grande mudança que o século XXI exige à Escola.

No ano de 2016, queremos chegar mais longe, continuar a crescer. Contudo, sabemos que sozinhos nunca alcançaremos o nosso objetivo e, por isso, voltamos a desafiar os que nos leem para se juntarem a este projeto.

Neste número, contamos com colaborações que nos orgulham, sorrimos com as crónicas de aprender e recuperamos o humor satírico e acutilante do Quim Ferreira. De fato, em tempo de Natal, não faria sentido não encontrar formas de despertar sorrisos, de desfiar sonhos e aquecer confianças.

Muito obrigada a si, que nos lê!

Muito obrigada a si, que escreve e tece laços connosco!


FELIZ NATAL e um 2016 cheiinho de Verdades coloridas.

A Profforma