Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Optimistas Sempre

Prioridades grupo 410

Reflexão2010/11

Educação Patrimonial

Contibuto das TIC

Um olhar .. Insucesso

Escola com Passado...

Bibliotecas Digitais

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Notícias

Cartoon


 


 

 

Projectos de Educação Patrimonial no 1ºCiclo de Castelo de Vide

Filomena Bruno
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

A evolução do conceito de património ao longo do tempo, e a busca da identidade do homem no meio de um vasto leque de informações dos mais variados sectores e matizes, - decorrentes do processo de mundialização da cultura e facilitadas pelo avanço da tecnologia, que proporciona o acesso à informação em tempo real, pela difusão quase que simultânea à ocorrência dos factos - tem tirado ao homem moderno o sentido de pertença.

Dessa forma, na busca da sua identidade, o homem recorre, inicialmente, ao património material no qual se inserem os bens edificados e os objectos que tiveram significado na formação da identidade cultural. Num segundo momento, busca-se o resgate do património imaterial, no qual se inserem as celebrações, os lugares e os saberes que fazem parte da nossa formação cultural e que, de alguma forma, se encontram latentes no inconsciente colectivo. O resgate dessa história é fundamental, não só sob o aspecto cultural como pela sua função social.

Assim, o património cultural é toda a riqueza comum que herdamos como cidadãos, transmitida de geração em geração. Permite conservar a memória do que fomos e somos e revela a nossa identidade. Expressa o resultado do processo cultural que proporciona ao ser humano o conhecimento e a consciência de si mesmo e do ambiente que o cerca. Permite conferir a um povo a sua orientação, para que se reconheça como comunidade, inspirando valores, estimulando o exercício da cidadania.

O conceito de património inclui não apenas o conteúdo a que se refere mas também as relações sociais e culturais que lhes são inerentes. Só deve ser considerado património aquilo que pode ser compreendido e sentido, como algo de pertença, pelo grupo humano que o herda.

A herança patrimonial tem uma utilidade que vai para além do mero acto de guardar ou conservar. Ela é algo que enriquece as comunidades, porque lhes dá sentido, identifica-as com a sua memória, fazendo com que se transforme num capital, a que podem recorrer sempre que é preciso investir na consciência de si mesmas. Assim, cada vez mais o património deixa de ser apenas objecto dos museus e se insere no desenvolvimento económico-social, começando a fazer parte das relações quotidianas da sociedade, deixando de ser um campo isolado. Os museus deixam de ser meros repositórios de objectos considerados importantes e merecedores de salvaguarda. Deixam de ser núcleos fechados, para se tornarem pólos de redes culturais mais vastas que eles próprios, que não subsistirão no isolamento.

Com o intuito de ajudar a divulgar esse património, no ano transato, a turma do 3ºA do 1ºCiclo de Castelo de Vide da professora Filomena Bruno integrou o Projecto “O meu Museu”, da autoria da arquiteta Susana Bicho e que contou com a colaboração da professora titular de turma, tendo sido financiado pela autarquia local.

Este projecto de educação patrimonial, desenvolvido na Área Projecto no ano lectivo de 2009/2010, incidiu sobre o Museu da Sinagoga e o bairro judaico onde este se insere.

Teve como principais objectivos proporcionar às crianças aprendizagens significativas que partissem das suas próprias experiências e em simultâneo as levasse a construir novos conhecimentos.

Permitiu, partindo de um primeiro contacto com o Museu da Sinagoga, a fruição e apropriação deste espaço, constituindo simultaneamente um complemento ao Programa Curricular.

Este projeto desenvolveu nos alunos a curiosidade, o sentido da descoberta, a criatividade, o espírito crítico, a capacidade de reflexão e uma atitude cívica e de cooperação.

As actividades foram acima de tudo multidisciplinares, envolvendo faculdades intelectuais, sensoriais e emocionais, enfatizando a experiência e a investigação.

Foram realizados trabalhos individuais, a pares e colectivos, com a periodicidade mensal.

Partiu-se dos guiões de interpretação “Da Casa do Judeu se fez um Museu” e “À descoberta da mezuzá e outros mistérios que há por cá”. Guiados pelo “Gato Garcia que vivia na Judiaria” (em cada actividade ia sendo escolhida uma criança para ser o Gato Garcia), foi-se fazendo uma exploração do Museu, visitando as suas salas, para posteriormente se desenvolverem as respectivas actividades, que abarcaram diversas formas de abordagem - expressão dramática, escrita criativa, exploração sensorial, actividades lúdicas. Exploraram-se diversos materiais e técnicas (tintas, papéis, tecidos, elementos naturais, materiais reciclados, colagem, modelagem, carimbos), aliado ao recurso às novas tecnologias, tirando-se partido da utilização do computador “Magalhães”.

Durante o presente ano lectivo (2010/2011), os alunos (agora no 4ºano), integram um novo projeto - “A Árvore dos Patrimónios”, também ele de Educação Patrimonial, mas desta vez aplicado numa forma mais abrangente.

Este projeto, integrado no contexto escolar, visa o contacto direto dos alunos com o património, conduzindo a um conhecimento ativo, crítico e responsável, capaz de desenvolver em cada indivíduo sentimentos de identidade.

É um projeto com caráter transversal, de educação para a cidadania, que abarca todas as áreas curriculares e que recorre frequentemente às Tecnologias de Informação e Comunicação, fazendo uso em particular do computador “Magalhães”.

Partiu-se da história de uma “árvore”, por ser uma imagem familiar às crianças e possuir uma forma piramidal, permitindo uma comparação com o património. Assim, a turma começou por desenvolver atividades relacionadas com o seu património pessoal, escolar, explorando seguidamente o património local, depois nacional, para permitir por fim extrapolar para o património mundial.

Com este projeto, as crianças desenvolvem o conhecimento e o apreço pelos valores da identidade, da língua, da história e cultura portuguesas, criando hábitos de cooperação nos seus vínculos de família e na realidade circundante.

O ponto de partida das aprendizagens é novamente a experiência prévia dos alunos, possibilitando que cada um seja capaz de construir instrumentos de análise e exploração educativa do património e realize as actividades de forma autónoma e criativa.

Dá-se opção ao trabalho individual, de grupo e social e os conteúdos envolvem mais uma vez as faculdades intelectuais, sensoriais e emocionais, privilegiando-se a experiência e a investigação.

Quer do primeiro projeto, quer do atual, resultam sempre produtos comunicáveis, em diversos formatos e situações, a diversos públicos. Destacam-se cartazes de grandes dimensões colocados na sala onde o projeto vai crescendo e que no final do ano letivo ficam em exposição na Semana da Escola, a realização de pequenos jornais de venda ao público ou de parede, pequenos excertos divulgados no blogue da turma, realização de cartazes para a Feira do Livro.

Estes projetos são educativos acima de tudo, adaptáveis, abertos, flexíveis, permitindo um contato directo com o património local, promovendo o enraizamento e uma apropriação cultural com possibilidade de continuação futura.

“O Meu Museu”

         

 

 

 

         

 

"A Árvore dos Patrimónios"