A Minha Escola

Seminário Programa de Português do Ensino Básico

Teve lugar no Auditório da ESMS, no passado dia 1 de junho, um Seminário sobre o Programa de Português Para o Ensino Básico, que entrará em vigor no próximo ano letivo de 2011/12, promovido pelo CEFOPNA e que contou com o apoio da CMP, das Juntas de Freguesia da Sé e de S. Lourenço, da Fundação Robinson e ainda da Porto Editora.

Ao longo da tarde, entre as 14.30 e as 18.30h, os cerca de sessenta professores de Português incritos puderam ouvir, e discutir, as grandes mudanças que o NPPEB implica, com a presença dos Professores João Costa (Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa), Regina Duarte (Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa) e Mariana oliveira (Investigadora da Universidade de Aveiro). Analisada a avaliação deste momento formativo feita pelos participantes, verificou-se que a mesma atingiu plenamente os objectivos propostos.

Dia Grande na São Lourenço

O dia 4 de Junho de 2011 foi o dia escolhido pela Secundária de São Lourenço para assinalar a conclusão da intervenção de requalificação a que foi sujeita. Numa iniciativa que mobilizou toda a comunidade escolar, a São Lourenço abriu as suas portas à comunidade numa tarde que se fez de memórias, de saudade mas, também, de confiança no futuro e de muito entusiasmo. Momento alto da tarde, foi o lançamento da obra “Escola Secundária de São Lourenço – 125 anos de História com estórias”, da autoria da professora Isilda Garraio, professora aposentada da São Lourenço. Esta obra, de caráter moderno e que integra suporte digital, é, sem dúvida, uma referência para todos aqueles para quem, de alguma forma, tiveram contato com uma Escola que, em Portalegre, é uma presença com mais de 125 anos!

A PROFFORMA expressa os seus parabéns a toda a comunidade escolar que constitui a Secundária de São Lourenço!

Notícias do Agrupamento N.º 1 de Elvas

Terça-feira, 26 de Abril de 2011

Família em Movimento - Escola Básica 2,3 n.º 2 de Elvas

No passado dia 10 de Abril, o departamento de Expressões, grupo de Educação Física, conjuntamente com o Gabinete de Apoio ao Jovem e Família, levaram a cabo a primeira caminhada pela saúde. Esta iniciativa teve uma grande adesão por parte da comunidade escolar e os objectivos a que se propuseram foram atingidos. Iniciativas deste tipo fazem falta no nosso contexto escolar.

Quarta-feira, 23 de Março de 2011

Projecto Comenius - Escola E.B.2,3 n.º 2 de Elvas

Na sequência do desenvolvimento das actividades do Projecto Comenius, aconteceu um encontro, em Marseille, França, de 8 a 11 de Março.

Neste encontro participaram os parceiros dos seguintes países: Portugal, Itália, Hungria, Turquia, Áustria e Dinamarca. Todos os parceiros levaram alunos que foram recebidos em casas de famílias francesas, com filhos, jovens estudantes, do Collège Marseilleveyre.

Da nossa escola participaram os professores Augusto Guegués, Conceição Balseiro, João Luciano, Lucília Coelho e Sandra Rei e os alunos do 9º B, Ana Catarina, Daniel Marques e Rui Silva, assim como os do 9º D, Débora Fonseca, Laura Fonseca e Luís Pedras.

Nestes quatro dias, houve experiências educativas muito interessantes, que todos partilhámos, num ambiente de muito boa disposição e entusiasmo.

Marseille é espectacular, com o mar que a circunda, um sol radioso e um ambiente cosmopolita característico de cidade costeira. Visitou-se, também Aix-en-Provence, localidade pitoresca, cheia de pequenos comércios com os odores e sabores da Provence.