PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.

Immanuel Kant

“Senhor, falta cumprir-se Portugal!”. Sei lá porquê, talvez pela razão inexistente que, tantas vezes, preside ao nosso (leia-se meu) pensar, tem ecoado em mim o verso pessoano de Mensagem. Falta, de facto, cumprir-se Portugal.

Falta, também, cumprir-se a educação neste Portugal eternamente adiado.

Senhores, falta cumprir-se o sonho de uma Escola mais inclusiva, uma Escola mais centrada na concretização de sucessos e no tecer de cumplicidades capazes de ajudar a tornar real o país que todos queremos. E, acreditando na força mágica da palavra, aí está mais uma edição da PROFFORMA.

Este é o tal número especial…

O número do Natal – esse tempo colorido e gostoso, o número dedicado à confiança na concretização da mudança, o número que vem lembrar o Seminário de Possíveis que nos uniu em torno do PNPSE em setembro do agora moribundo 2016.

O PNPSE é, afinal, a porta de acesso à construção dos possíveis. É a oportunidade de cada escola, na sua individualidade, compreender o que é, onde está e para onde quer ir. É, sem dúvida, o desafio a que cada escola, ouvindo todos os seus parceiros, faça o diagnóstico da sua situação e encontre formas para se superar, para definir metas, objetivos, e delinear caminhos de sucesso.

 É pois, não temos dúvida, o apelo à alma lusa de navegadores que todos temos! É dizerem-nos (finalmente) que decidamos onde e como queremos chegar. Assim, estão reunidas as condições para que esta viagem corra sem incidentes. O mapa foi traçado pelos viajantes, as paragens para averiguar combustíveis foram previamente definidas e, se o processo foi bem conduzido, todos estaremos a navegar no mesmo sentido. Haverá, talvez, alguns Adamastores para derrubar, ouviremos alguns velhos do Restelo a assustarem-nos mas, com certeza, todos venceremos com a segurança que têm os que sabem para onde vão, e com a certeza de que “quem quer passar além do Bojador, tem de passar além da dor”!

Foi pois com a consciência de que é possível, virando ostensiva e voluntariamente as costas aos profetas da desgraça, que decidimos dedicar este número da PROFFORMA, o número 19! , ao Seminário dos Possíveis.

Às vezes, é importante fazer, em vez de simplesmente criticar. E os possíveis são isso mesmo: - O resultado de reais quereres, apesar dos muitos pesares…

É nossa convicção, cada vez mais enraizada, que a mudança só acontecerá na Escola quando quem a faz a construir. É aos professores, aos alunos, aos pais, aos funcionários, aos assistentes operacionais, à autarquia, às empresas, aos parceiros da comunidade, que cabe tornar cada Escola um espaço de experiências de sucessos.

E é Natal! É tempo de pintar a esperança de vermelho, de temperar com doce açúcar  a nossa capacidade de fazer diferente e de, afinal, uma vez mais, respondermos com energia e vontade ao grande desafio que encerra a profissão docente: - Educar as futuras gerações para um mundo melhor, para um Portugal que, finalmente, se cumpra…

Feliz Natal e um Novo Ano Mais que Possível!