Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

- Educar Sempre -

Da Escrita

SIADAP

CFAE 20 anos

Educação Bilingue

Formação e TIC

 

A Minha Escola

XI Cong. Nac. CFAE

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Educação Bilingue de Alunos Surdos de Portalegre

Carla Louro
Agrupamento de Escolas do Bonfim

Na nossa escola somos todos iguais e também todos diferentes… uns altos, outros baixos, uns gordos, outros magros, uns com olhos azuis, outros com olhos pretos…uns ouvintes e outros SURDOS.

Há já uma década que o nosso agrupamento recebe alunos surdos de todo o distrito de Portalegre. Vêm de Ponte de Sôr, Gavião, Elvas, Nisa, Alter do Chão, Campo Maior… enfim de muito longe!

A nossa escola é o palco distrital do ensino e aprendizagem dos surdos. Temos aqui professores com especialização em deficiência auditiva, 3 professores surdos de Língua Gestual Portuguesa, 4 intérpretes e até uma terapeuta da fala. Todos procuramos tornar mais fácil o acto de aprender destes nossos alunos e desvendar um mundo onde existe um silêncio entrecortado por meias palavras muitas vezes, sem sentido.

Os nossos alunos são surdos e nem todos ouvem da mesma maneira. Uns, em 10 palavras ouvem 6, outros ouvem 4 e outros ainda nem uma. Só o auxílio da língua gestual portuguesa ajuda a compreender o sentido das frases que, nós, ouvintes, vamos pronunciando. A língua Gestual Portuguesa é a primeira língua dos surdos e a língua portuguesa a segunda. Torna-se necessário um maior esforço para aprender porque implica aprender a língua e o conceito simultaneamente. É preciso muita persistência e empenho para reter diariamente um conjunto de palavras, conceitos e gestos novos ensinados em diferentes disciplinas. E muitas vezes… isso cansa! E os alunos parecem desistir e desmotivar… É que o esforço é duplamente maior do que aquele que um ouvinte faz: só tem de aprender o conceito… o resto fica de ouvido!

 Temos 7 turmas de surdos distribuídas desde o pré-escolar até ao 3ºciclo na Escola da Praceta e na Escola EB2,3 Cristóvão Falcão.

São cerca de 15 alunos que se reúnem semanalmente para aulas de Educação Musical. Este é o 5ºano que, com a professora Manuela Carrilho temos vindo a desenvolver um projecto que envolve algumas turmas de ouvintes e os nossos alunos surdos: todos aprendem as mesmas canções que, com a ajuda das intérpretes e dos alunos surdos, se vão traduzindo para a Língua Gestual Portuguesa.

Durante os 4 últimos anos o grupo de pequenos cantores e tradutores foi a Arronches, Elvas, Monforte, Évora e claro a diversos locais de Portalegre para exibir os dotes musicais e gestuais. Este ano o projecto inclui os nossos pequeninos surdos do jardim de infância e do 1ºciclo que já vão sabendo muito bem algumas canções!

 

Cerimónia de Entrega de Diplomas de Mérito e de Excelência

no Agrupamento de Escolas do Bonfim

Participação com pequeno concerto de canções traduzidas em LGP