PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.

Yoko Ono

 

John Lennon cantava sonhos, ritmava utopias, desfiava as palavras de acreditar. Ouvimos Imagine e parece simples construir um mundo novo, diferente, melhor. Talvez, queremos acreditar, não sendo muito fácil, seja possível. E, para ser possível, sem dúvida temos de sonhar junto.

Sonhamos juntos uma Escola onde a aprendizagem acontece, onde as equipas se unem para induzir êxitos e ajudar a formar o cidadão de Hoje. Sim, não nos centramos no amanhã, que sempre corre à nossa frente, e precisamos de construir o agora, o já.

A pandemia (ainda a pandemia) veio obrigar-nos a alterar práticas, a restruturar processos, a olhar cada momento como um desafio. A este desafio os professores, como sempre, responderam com coragem e disponibilidade. Reinventou-se o espaço aula, reformularam-se práticas, reorganizaram-se tempos letivos e prioridades.

A Escola sobreviveu, renasceu transformada e, agora, procura nova estabilidade num chão que ainda lhe é estranho. Os recursos digitais são presença constante na aprendizagem, a capacitação digital dos docentes está em curso, a necessidade de recuperar aprendizagens, eventualmente prejudicadas pelo confinamento, é uma preocupação. E os portões continuam a abrir-se para ver entrar milhares de crianças e jovens que precisam de compreender, e efetivar, um sonho conjunto: - Um mundo inclusivo, justo, equitativo e conhecedor.

Em síntese, o ano letivo 2020/21, que caminha a passos largos para o fim, ficará na história como um ano de grandes dificuldades e mudanças. Mas, sabemos bem, cum saber de experiência feito, foi também um ano marcante e que deu início a uma nova Escola.

Agora, é Tempo de sonharmos juntos o sonho da efetivação do que, desde 2018, está inscrito nos Documentos Legais que orientam a vida da Escola. É tempo de revisitarmos o PASEO, de repensar as virtualidades dos Decretos-Lei nºs 54 e 55.

2021/22 tem de ser um ano de recuperação de aprendizagens, de consolidação de transformação de práticas, de novos hábitos de trabalho e diferentes (mais exclusivos e individualizantes) olhares educativos.

Parafraseando o Professor Domingos Fernandes, é preciso Pensar.

Pensar criticamente, pensar com base nas Ciências da Educação, pensar para sustentar a prática que pode favorecer o sucesso das aprendizagens de todos e de cada um dos alunos.

Neste número da Profforma, já  o 26, (o tempo não para nunca), vários autores trazem propostas, opiniões, provocações até, para nos fazerem pensar.

Pensando, conseguiremos sonhar um sonho sonhado junto!