Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


- Editorial -

 

Educar Sempre

A Minha Escola

XI Cong. Nac. CFAE

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

 

 

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

F. Pessoa

Pedimos desculpa. Se é que as desculpas remedeiam, ou corrigem, aquilo que de menos bem acontece. E vêm as desculpas a propósito do nosso atraso. Queríamos ter vindo à luz do dia, ou seja a texto online, em outubro e, apesar dos nossos esforços, só agora, dezembro, conseguimos fazê-lo. Porquê? Porque o tempo nos atraiçoa, porque estamos sempre com o desejo de fazer melhor, porque vamos sempre pensando eu ainda podíamos incluir mais este, ou mais aquele, texto…

Agora, dissemos ao tempo que é tempo e aí está a PROFFORMA!

O destaque, naturalmente, vai para o Congresso dos Centros de Formação e Associação de Escolas que, este ano, teve lugar no Alentejo, concretamente em Portalegre. Foram três dias de exposições, de discussões, de reflexões e, também de muito convívio. Cerca de oitenta professores juntaram-se para falar do que sabem: - Educação, pondo, claro, a tónica na formação contínua. Formar inovando/Inovar formando foi o lema e, ousamos afirmar, foi um desafio conseguido. Em simultâneo, e conscientes de que a Escola integra a sociedade e o Mundo, fizemos a promoção do concelho de Portalegre. Foi muita a colaboração de empresas, de autarquias e até de particulares de todo o Alentejo o que, sem dúvida, nos encheu de orgulho.  Em época de depressão (ou depressões?) quando tudo parece impossível e o futuro surge cinzento, estes dias do Congresso foram uma lufada de luz e de esperança. Como diz o Poeta “Tudo vale a pena/Se a alma não é pequena”.

Este número da PROFFORMA é, também, o de Natal. Tempo de alguma paz, de alguma tranquilidade para podermos olhar o presente e projetar o futuro. No próximo ano, a PROFFORMA vai surgir em novos moldes. De forma rotativa, cada escola vai assumir um número e, nele, dar conta da sua realidade, das suas produções, dos projetos e das conquistas. Dará também, decerto, conta de algumas derrotas pois é andando que se fazem os caminhos…

Campo Maior vai ser o agrupamento a dar início à mudança. E sabemos que vêm aí novidades a justificar leituras atentas…

Antes de desejarmos a todos os nossos leitores e visitantes um ótimo Natal, deixamos um presente: - O nosso Blogue! O CEFOPNA está agora, também, em cefopna.blogspot.com, dando novidades, comentando a atualidade e, claro, partilhando ambições. Aguardamos a sua visita, os seus comentários, a sua colaboração.

Seja a realidade como for, haja os problemas que houver, não temos dúvidas em afirmar que é unindo esforços, discutindo, conversando, tecendo possíveis, que a mudança acontece. Esperamos por si no nosso blogue!

Até março, aqui na PROFFORMA!

Até já, ali ao lado, no blogue

 

Bom Natal e um excelente 2013!