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Portugueses e Espanhóis Partilham Aprendizagens Inovadoras

CEFOPNA
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Diz a História, a portuguesa, que “de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento”. Mas já no século XVI Camões cantava “Mudam-se os Tempos, mudam-se as Vontades”…

E, de facto, mudaram-se os Tempos e Portugal e Espanha sentiram soprar ventos comuns e deram as mãos. Hoje, se calhar como desde sempre deveria ou poderia ter acontecido, portugueses e espanhóis, povos de uma mesma península com muito em comum, dão as mãos para enfrentarem o quotidiano que o Mundo faz de mudanças alucinantes e vertiginosas.

Foi pois de mãos dadas que, no CEFOPNA, nos dias 12 e 13 de dezembro, decorreu a formação subordinada ao tema: Metodologias de Ensino - Uma perspetiva Transversal, no âmbito do Projeto REALCE,  que contou com a presença de 15 espanhóis e 8 portugueses. Durante dois dias, abordaram-se estratégias práticas para o ensino e aprendizagem de línguas, colocando a tónica na mudança que a realidade impõe. Em torno dos domínios da leitura, da escrita e da oralidade, viveram-se momentos de partilha e discussão, de experimentação e observação. O ambiente de trabalho, de facto fomentador de aprendizagens colaborativas, pautou-se pela interação e disponibilidade de todos, pela curiosidade e desejo de ajudar os jovens dos dois países a, cada vez mais e melhor, dominarem outras línguas para além da materna.

Não podemos ignorar o facto de, em pleno século XXI, o domínio de línguas estrangeiras ser determinante de integração e sucesso pessoal e social. Se o inglês tende a ser a língua da Europa Unida, da modernidade e da tecnologia, o domínio de outras línguas pode tornar-se elemento de diferenciação positiva. Sem dúvida, tradicionalmente, o ensino das línguas  (estrangeira e materna) tendia a centrar-se na escrita, hoje urge desenvolver a capacidade de compreensão e expressão oral. Assim, foram apresentadas estratégias de ensino do oral, recorrendo-se, obviamente, ao enorme potencial que é o mundo das tecnologias.

É humano gostarmos de ver o sucesso do nosso trabalho e, por isso, foi com muita alegria e sentimento do dever cumprido que o CEFOPNA viu esta ação referida no Jornal LA GACETA Extremeña de la Educación, onde se pode ler :

“Durante un fin de semana, estos docentes han convivido juntos y han realizado una inmersión lingüística y cultural, por primera vez, en un curso sobre metodología de enseñanza de lenguas extranjeras, programado por el CEFOPNA (Centro de Formação de Profesores do Nordeste Alentejano) en Portalegre, a cargo de la profesora portuguesa Luisa Moreira. 

Como actividades paralelas, también realizaron dos visitas culturales, guiadas en portugués, a Marvão, Castelo de Vide y al museo y yacimiento arqueológico ciudad romana de Ammaia. 

Durante el transcurso de esta actividad, el grupo de docentes fue recibido por la delegada regional de Educación del Alentejo, Maria Reina Martín; y el director del CEFOPNA, Francisco Simão.

La Red Educativa de Extremadura, Alentejo y Centro (REALCE) es un proyecto auspiciado por el Comité de Gestión del Programa Operativo de Cooperación Transfronteriza España-Portugal (POCTEP)para el período 2007-2013. 

Su objetivo principal es la creación de una comunidad educativa de centros de Educación Primaria y Secundaria de las tres regiones implicadas en el proyecto. Estos centros están conectados telemáticamente mediante una plataforma digital, a través de la cual comparten prácticas y experiencias educativas.”

Experiências como esta ajudam, sem dúvida, a melhorar a aprendizagem dos nossos jovens mas, também, a unir povos que, sendo geograficamente tão próximos, durante tantos séculos viveram de costas voltadas! Como dizia José Saramago, esta é a Ibéria de um só povo!.