PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

Mais um ano letivo, mais um ano de desafios, de urgências, algumas angústias e, acreditamos, muitas alegrias.

2019 será o ano Nacional da Colaboração e a PROFFORMA há já sete anos que vem trabalhando, e promovendo, a colaboração.

Não temos dúvidas que só colaborativamente, só tecendo teias e construindo redes, podemos contribuir para a transformação do paradigma educativo que a modernidade exige.

O ano letivo de 2018/19 vem, pois, convocar-nos para diferentes pensares, distintos fazeres e novos sentires. A PROFFORMA, neste primeiro número, pretende dar destaque ao processo de autonomia e flexibilidade curricular, afinal, o processo de transformação da realidade educativa que vinha sendo anunciado já em 2017.

Este é o tempo da aparentemente paradoxal união de diferenças. É o tempo, real e efetivo, de uma Escola para todos, porque de todos. É o Tempo de abrir a sala de aula, de deitar paredes e muros abaixo, de criar diferentes ambientes de aprendizagem, de desenvolver novas dinâmicas, de olhar (finalmente) a sala de aula como um laboratório de transformação social na persecução da meta de um mundo civilizado e humanizado.

A autonomia e flexibilidade vem, na letra de Lei conferida pelos documentos que a validam (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Decretos-Lei nºs 54 e 55, Aprendizagens Essenciais, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania) , permitir a cada Escola valorizar a sua individualidade, traçar o seu mapa para o sucesso e escolher a velocidade para a grande viagem.

O exercício da autonomia exige, contudo, uma consciência e preparação, uma capacidade de ser livre que, pensamos, não é ainda uma prática da sociedade que integramos.

Estamos todos a aprender a ser autónomos, estamos todos a aprender a olhar-nos na nossa singularidade. E a PROFFORMA pretende ser (continuar a ser) um espaço de partilha de preocupações, de construção de possíveis, de divulgação de vitórias.

Porque há vitórias a assinalar! Embora nem sempre fácil, (ou nunca fácil), o caminho tem sido feito de muitos avanços e há, por isso, a certeza de que é possível, de que resulta, que pretendemos divulgar.

Neste primeiro número do ano letivo 18/19, a ver a luz perto do final de 1º período, queremos ainda aproveitar para lembrar a necessidade – urgente – de valorizarmos o Bom e o Bem, de assinalarmos o Natal como tempo de amolecer corações e pintar a realidade com as cores quentes que desejamos se mantenham ao longo de todo o ano!

Feliz Natal!

Que 2019 se faça de COLABORAÇÃO e concretizações de muitos possíveis!