PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 

A transformação acontece

Luísa Moreira
CEFOPNA

25 de maio. Sexta-feira de trovoada e primavera atrasada, Portalegre a acolher mais de cem professores preocupados com a transformação da Escola, o Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, ainda perfumado com a presença das recentes Festas do Concelho , a acolher a vontade de compreender e fazer diferente, fazendo melhor.

O CEFOPNA e a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) juntos a permitir conscientes de que a Educação é uma prioridade de todos, organizaram uma tarde de reflexão e discussão.

Com início às 14,00h, as intervenções foram diversas: - Doutor Jorge Mendes (Chefe de Gabinete do Senhor Secretário de Estado de Educação), Dr. Miguel Pombeiro (CIM Alto Tejo),  Drª Clara Félix (Diretora do agrupamento de Escolas de Azeitão), Professor Doutor José Verdasca (PNPSE), Drª Antonieta Ferreira (Assessora do Senhor secretário de Estado da Educação).

Ao longo da tarde, com intervenções e diálogos participados, foram discutidos os processos de transformação em curso na realidade das Escolas. Sem dúvida, muitas mudanças aconteceram já, e continuam a acontecer. As Escolas, convocadas para a transformação e para a mudança de práticas, têm vindo a operacionalizar a mudança de acordo com as suas realidades, tão díspares, e com as suas possibilidades. Se há escolas com caminho feito, com processos iniciados, há também as que não conseguiram desenvolver as necessárias transformações. Se é consensual que o caminho se faz andando, é certo que cada um tem a sua passada e o seu ritmo.

O PNPSE (Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) veio, sem dúvida, apoiar as escolas na sua reestruturação, convocando-as a olharem-se por dentro, a projetarem a sua ação e a construírem os seus mapas de rumo ao sucesso. Mas os projetos têm vida e duração, são existências e, por isso, os tempos agora são de construção de sucesso porque, sem dúvida, parafraseando o Prof. José Verdasca “a vocação da Escola é o sucesso”.

E é a grande vontade de construir sucesso, de fazer cada vez mais e melhor para a efetivação de uma sociedade mais justa, mais competente, mais equitativa, mais livre, mais conhecedora e mais democrática que move os professores a cada dia.

Em tempo de balanço, e de acordo com o que auscultamos junto dos participantes, é com orgulho que afirmamos que os objetivos foram atingidos!  Porque os professores quiseram estar presentes, porque os professores querem fazer melhor e diferente!

Obrigada a todos os que participaram!

Obrigada aos palestrantes que permitiram a realização deste momento!

CFAE - CEFOPNA