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XI CONGRESSO CFAE

 

Formação de Professores - Excertos de Legislação

Revista PROFFORMA

Regulamento

 

 

 

FORMAÇÃO

A formação contínua desenvolve-se em três níveis de intervenção:

  • o nível institucional, em que essa formação deve servir o propósito do desenvolvimento do sistema, em que o ME define as suas prioridades e objectivos e assegura os meios para concretizar esses objectivos;

  • o nível de escola/agrupamento de escolas, em que a formação contínua deverá ir de encontro às necessidades definidas a nível do projecto educativo de cada escola, deverá ir de encontro à supressão das suas debilidades e necessidades, à superação dos seus handicaps, como resposta contextualizada e singular para cada território educativo;

  • e o nível individual, que deverá servir os objectivos de desenvolvimento pessoal e profissional definido por cada agente educativo para o seu percurso, de acordo com os seus desejos e anseios deontológicos éticos e profissionais.

A formação contínua tem que ser uma necessidade sentida pelas escolas e pelos profissionais, e organizar-se de forma a dar uma resposta adequada, numa e noutra dimensão, sem perder de vista, também, a dimensão do sistema educativo e do serviço público de educação.

 

Actividade Formativa desenvolvida pelo CFAE CEFOPNA/Perspectivas

 

PTE

Desde Julho de 2010 que o CEFOPNA, por determinação superior, está empenhado na formação de nível 2 do Plano Tecnológico da Educação – “O Plano Tecnológico da Educação (PTE), aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 137/2007, de 18 de Setembro, tem como objectivo estratégico colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica do ensino em 2010 e visa contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e para o reforço das qualificações das novas gerações de portugueses, através da concretização de um conjunto integrado de programas e projectos de modernização tecnológica das escolas” (in http://www.pte.gov.pt/pte/PT/).

Ao longo deste ano, o Plano de Formação TIC de todos os CFAE contempla acções de formação TIC (nível 2), do conjunto de acções opcionais e obrigatórias (conforme o grupo de recrutamento) e de acordo com o que está estipulado na Portaria nº 731/2009.

Este Plano de Formação, sendo um plano nacional, é organizado em função da Região Alentejo, de forma a assegurar que todos os grupos de recrutamento são abrangidos (até 30% de docentes por grupo de recrutamento). Assim, há acções de formação que existem apenas nalguns CFAE do Alentejo e não existem noutros.

Dado o volume de formação necessária não é possível contemplar todos os docentes neste ano. Por isso em todas as escolas realizam esta formação cerca de 30% dos professores por escola/grupo de recrutamento. Por determinação superior a indicação dos professores a receber formação é da responsabilidade do Director de cada Escola/Agrupamento, mas todos os professores que o desejarem irão ser certificados no nível 2 de competências TIC, uma vez que este processo terá continuidade até 2014, até abranger todos os docentes.

Para se ser certificado no nível 2 os professores devem frequentar 4 acções de formação, duas obrigatórias e duas opcionais, do conjunto de acções que estarão a ser promovidas pelo ME/CFAE, de acordo com o disposto na Portaria nº 731/2009, ou preencher qualquer dos outros requisitos aí definidos (este processo de certificação ainda não foi iniciado).

A 1ª fase deste processo de formação de nível 2 estará terminada até 31 de Dezembro de 2010, excepto na Região Alentejo, onde todos os CFAE prolongaram a realização desta formação até Março de 2011.

Este processo formativo e de certificação de competências irá ter continuidade em 2011, prolongando-se até 2014, de forma a abranger todos os docentes

 

 OUTRA FORMAÇÃO

Além do Plano Tecnológico da Educação, o CEFOPNA tem assegurado um conjunto de acções formativas ao longo deste ano lectivo, por iniciativa própria ou colaborando com iniciativas de escola ou outras, de forma a assegurar o acesso à formação e a promover o desenvolvimento profissional e didáctico-científico dos docentes, a saber: 

Na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, por iniciativa de grupos de professores foram realizadas 3 oficinas de formação (“Oficina do Pensamento – aplicação de técnicas de filosofia prática”;  “Quadros Interactivos - potencialidades no ensino da matemática e Ciências experimentais”)   e 2 cursos de formação ( “AutoCad – Iniciação” e “AutoCad – Aprofundamento”).

 Em colaboração com o IDT (Ministério da Saúde), em várias escolas da Região promoveu-se a realização de uma Oficina de Formação (“Eu e os outros”) que visa dotar os docentes de competências para a prevenção de comportamentos de risco nos alunos. Esta Oficina foi dinamizada e 6 escolas, estando ainda a decorrer nalgumas, prolongando-se ao longo deste ano lectivo.

 Através de protocolo com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, está a decorrer um Curso de Formação Especializada, designado Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar, e que irá decorrer até Março, prevendo-se a sua continuidade no sentido de completar uma pós-graduação.

 Por iniciativa do CEFOPNA e no sentido de apoiar a educação sexual em meio escolar, como prioridade definida pelo Ministério da Educação, estamos a realizar a acção “A EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR: METODOLOGIAS DE ABORDAGEM/INTERVENÇÃO” que, embora dirigida a um grupo restrito de docentes, abrange todas as escolas da área do CFAE, permitindo que além do Coordenador Programa para a Saúde, pelos menos mais um ou dois docentes da equipa também tenham acesso à formação.

 Ainda por necessidade determinada pelos profissionais da área foi realizada a Oficina de Formação WORKSHOP NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA – 1º CEB” para docentes do 1º CEB, que terminou em Janeiro de 2011; na sequência daquela e no sentido de ir ao encontro das solicitações dos colegas do 1º CEB, irá ser iniciada uma 2ª edição desta Oficina a ter início em 24 de Fevereiro de 2011.

 Estamos ainda a preparar, com a DGIDC e com o GAVE a eventual realização de formação no âmbito dos Novos programas de Português (Ensino Básico), OCEPE (Educação Pré-Escolar) e Avaliação de Aprendizagens, estando desde já prevista realização de um Workshop no âmbito do Dicionário Terminológico, que terá lugar no dia 17 de Fevereiro de 2011.

 Terá ainda lugar em 16 de Fevereiro de 2011, subordinado ao tema Dinâmicas Educativas, orientado por Águeda Faria de Vasconcelos, que visa promover a reflexão dos docentes sobre as suas práticas educativas. 

 

PLANO DE FORMAÇÃO 2011

No que respeita ao plano de formação 2011, estamos a aguardar as orientações do ME, o que não invalida as iniciativas de escolas e professores, no sentido de promoverem a realização de formação integrada nas suas necessidades e projectos de escola, e bem assim também as iniciativas do CEFOPNA, que irão surgindo decorrentes das necessidades contextuais e de acordo com a capacidade de realização que teremos para as realizar. Brevemente traremos as novidades nesta área.