Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

- Educar Sempre -

Certificação em TIC

Prevenção do bullyng

Eu e os Outros

InspiraTIC

Literatura Infantil

Motivação e Aprendizagem

Desenvolvimento Profissional

Dicionário Terminológico

Articulação Pedagógica

O Conselho Geral

O Papel da Formação

Formação de PND

 

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Notícias

Cartoon


 



 

 

A importância da implementação de Acções de Formação junto do Pessoal não Docente 

Ana Cristina Bruno
Escola Secundária Mouzinho da Silveira - PND

O funcionamento de uma Instituição tão importante para o desenvolvimento da sociedade, como o é uma Escola, depende de muitos factores com maior ou menor relevância, mas que no seu todo terão que formar um conjunto que resulte.

Neste contexto, o Pessoal não Docente representa um papel muito importante para toda a Comunidade Escolar, quer ao nível dos apoios prestados pelos Assistentes Operacionais, quer ao nível do Pessoal Administrativo que impulsiona o “motor” que é a Escola.

É da maior importância que a estas duas classes de trabalhadores seja facultada a frequência de Acções de Formação, cujos conteúdos possam influenciar, alterar e melhorar a forma como podem ver e “construir” a escola onde trabalham, contribuindo activamente para o desenvolvimento dos serviços, quer através da aplicação dos conhecimentos adquiridos, quer pelo modo como se podem mostrar receptivos a novos horizontes.

Considera-se, portanto, muito importante que a aposta em Acções de Formação vocacionadas para o Pessoal não Docente se torne cada vez mais diversificada e actual, por forma a melhorar a acção dos intervenientes.