Formação

Erasmus

Plano de Formação 2013-2015

 

A construção de um Plano de Formação para o biénio 2013/2015, não poderá deixar de enfermar das condicionantes contextuais que neste momento se vivem em todo o Sistema Educativo em particular, e na sociedade portuguesa em geral. Ainda assim, e apesar dessas condicionantes, as dificuldades não são completamente inultrapassáveis, e entre o que é possível realizar com a inestimável e generosa colaboração dos professores/formadores que temos nas nossas escolas, o que conseguimos realizar recorrendo à colaboração com parceiros institucionais, as propostas de várias entidades que nos chegam, o que as escolas têm capacidade de financiar e o que, necessariamente, será pedido aos docentes que financiem, é possível construir um Plano de Formação para a escolas e agrupamentos que constituem a associação de escolas do CEFOPNA, de forma diversificada, dentro do possível, centrado nas necessidades das organizações escolares, quer ao nível do pessoal docente como do não docente, nas necessidades de desenvolvimento da dimensão científica e pedagógica dos docentes, bem como da dimensão ética e deontológica de todos os actores do processo educativo.

Não é, com certeza, o documento ideal que consubstanciaria um plano coerente e estruturante da actividade docente, no sentido da construção dos profissionais e do aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem conducentes ao sucesso educativo dos alunos. É o documento possível nas condições e no contexto que vivemos. É um documento que se quer dinâmico. Projecta-se para 2 anos, e, ao longo desse tempo de execução, estará sempre aberto a novas adequações e melhoramentos, e mesmo aditamentos.

É nesse sentido que este documento é construído e se propõe como instrumento de trabalho, base de construção de um Plano de Formação integrador de todas as organizações escolares constituintes, na resposta contextualizada e necessária de cada um e de todos e, sobretudo, como documento de referência e linha condutora da nossa actividade, necessariamente sempre concertada com as escolas e os agrupamentos de escola desta Associação de Escolas.

O Director do CFAE CEFOPNA,

           Francisco Simão

Subcategories

Thursday the 28th. Design by QualityJoomlaTemplates