BEM VINDO! AO PORTAL DO CEFOPNA

Imprimir

CEFOPNA, Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, foi, originalmente, criado por força da publicação do Dec.-Lei nº 249/92, e homologado em 17/Dez/1992, abrangendo todas as escolas públicas e privadas de todos os níveis de ensino, dos concelhos de Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa e Crato. Em 2008, com a publicação do Desp. nº 18039/2008, de 4 de Julho, o Ministério da Educação revoga o Despacho nº 108/ME/93, extinguindo todos os CFAE do país e estabelecendo um novo enquadramento legal para a reorganização da rede de CFAE. Dos quase 400 centros existentes, o novo ordenamento veio promover a criação de 91 CFAE em todo o país. No Alentejo, os 15 existentes deram lugar a 7. No Alto Alentejo o reordenamento determinou a actual configuração com a existência de 2 CFAE: o PROF’SOR, com sede na Escola Secundária de Ponte de Sor e o CEFOPNA, com sede na Escola Secundária Mouzinho da Silveira.

Com a publicação do Dec.-Lei nº 127/2015, é atribuída uma centralidade particular aos CFAE no quadro das entidades formadoras prestadoras do serviço de formação contínua dos profissionais de ensino, na direta dependência do Ministério da Educação, e são alargadas as funções e competências dos mesmos, nomeadamente no âmbito da Avaliação Externa do Desempenho Docente.

No presente e até Julho de 2023, está cometido aos CFAE a capacitação das competências digitais de docentes, através de um Plano de Formação aprovado pela DGE e financiado pelo POCH, que pode ser consultado nesta página..  

 

O Diretor

Francisco José de Almeida Simão

 

POCH

 

Tuesday the 30th. Design by QualityJoomlaTemplates